Mundo Náutico
Fonte: PecciCom
A Wind Charter, líder no mercado de aluguel de veleiros no Brasil, acaba de firmar uma parceria internacional. A partir de agora, todo o padrão de serviços oferecido por aqui, na região de Paraty, também poderá ser desfrutado em Portugal, nas lindas paisagens do Porto.
Por lá estarão disponíveis cinco barcos: dois de 33 pés e dois de 40 pés da marca Green Line, além de um catamarã Lagoon 39, que acomodam de quatro a oito pessoas no pernoite. Todos possuem aquecimento, televisão, sistema de som em todos os ambientes, além de uma cozinha super equipada. Além disso, a energia a bordo vem de painéis solares, o que reduz a emissão de gases, protegendo a natureza.
No Porto, a temperatura média anual é de 16 graus, porém, no verão, ela pode chegar a 45 graus e a água fica quentinha, com 24 graus. Diferente de lugares como a Croácia, por exemplo, muito explorada por turistas, o charter no Douro é algo mais exclusivo, perfeito para curtir em família ou amigos, que queiram relaxar e curtir a vida a bordo.
Além disso, em terra, existem inúmeros passeios, como a região Alto Douro Vinhateiro, região vinícola mais antiga do mundo, o centro histórico da cidade do Porto, eleito melhor destino europeu de 2012 e 2014, e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Experiência em Paraty com Amyr Klink: Para quem quiser ir se acostumando a dormir a bordo antes de embarcar para Portugal, Paraty é o destino perfeito. Por lá a Wind Charter oferece 8 veleiros, de 34 a 50 pés, que acomodam até oito pessoas a bordo no pernoite e também vêm super equipados. É só pegar a mala e curtir.
As águas claras e calmas são perfeitas para um passeio em família ou entre amigos em qualquer época do ano. E para quem não sabe navegar ou ainda não tirou a habilitação, os experientes skippers poderão te conduzir às mais belas praias da região, deixando o barco ancorado durante a noite e voltando no dia seguinte, garantindo assim mais privacidade.
Agora se a ideia é embarcar em uma aventura, a Wind Charter é a representante exclusiva do Paratii 2, barco de 100 pés que o lendário velejador Amyr Klink usou em diversas viagens para a Antártida. O roteiro é a Ilha Grande e por lá é possível mergulhar, fazer trilha a pé ou até de bicicleta (dá para levar a sua própria bike a bordo). Nesta viagem podem ir até 16 pessoas em regime de pensão completa e a única preocupação é a diversão.
Para saber mais sobre a Wind Charter, acesse www.windcharter.com.br
Fonte: ZDL
As condições de vento exigiram novamente que a Comissão de Regatas buscasse todas as opções para realizar ao menos uma prova nesta quinta-feira (9). Foram duas horas e meia de espera, recompensadas por uma regata de percurso triangular que se tornou muito técnica diante das dificuldades impostas pela variação do vento, percurso reduzido e correnteza.
Na classe ORC Geral, a vitória no tempo corrigido foi do Itajaí Sailing Team, do Iate Clube de Santa Catarina. "Em regata de percurso a gente tem de cuidar muito da tática e da velocidade do barco. É muito difícil de gerenciar e qualquer erro é fatal. Vamos aguardar as regatas barla-sota (entre boias) que nivelarão mais as disputas", contou o comandante da equipe de Florianópolis, Marcelo Gusmão.
Na classificação geral da ORC o barco catarinense ocupa a quinta colocação. A liderança é do Seu Tatá (RJ), seguido pela tripulação uruguaia do Cristabella. A situação passou a indicar a possibilidade de um duelo equilibrado na classe C30. O Loyal CA Technologies chegou em segundo, atrás do vencedor +Realizado, resultado que leva o barco de Ilhabela à liderança do Campeonato Brasileiro e da Ilhabela Sailing Week, com dois pntos de vantagem sobre o Caballo Loco em ambas as disputas.
"Fizemos as três boias em primeiro lugar e no final, de contravento, o +Realizado chegou antes do que a gente no vento e venceu a regata. A CR salvou mais um dia com uma bela regata", relatou o timoneiro do Loyal, Marcelo Massa, atual campeão brasileiro de C30. "Tudo ainda pode acontecer, mas a tendência a partir de agora é de que a briga fique entre nós e o Caballo Loco. Não partiremos para match race, vamos continuar velejando com tranqüilidade. Existe respeito na água e amizade fora dos barcos entre as duas tripulações", assegurou Marcelo.
Domínio na classe RGS - O dia também foi favorável ao Asbar II, do Yacht Club de Ilhabela (YCI). O veleiro de Sérgio Keplacz venceu a única regata da quinta-feira e assumiu a liderança na classificação geral da RGS. "A regata foi excepcional. Na largada todos foram para o lado da CR e nós optamos pela boia, de vela à direita. Velejamos à frente dos adversários de ponta a ponta", comemorou o comandante do Asbar II.
O Inaê Transbrasa aproveitou a oportunidade para permanecer entre os primeiros colocados da RGS. O outro barco do YCI é o líder na divisão A e quarto colocado na geral. "Fizemos manobras casco a casco com o Kalymera numa regata de ventos muito rondados. Nosso barco é pesadão e o percurso foi encurtado. Não deu para abrir muito tempo em relação aos adversários", relatou o tático do Inaê, Gereba Carvalho.
Dia da família Bellotti - Na estreante classe HPE 30, Renata Bellotti assumiu o leme no lugar do irmão Marcelo, que passou a competir de Star. A velejadora levou o Capatosta à primeira vitória em Ilhabela. "Foi meio na sorte. Os outros dois barcos nos ultrapassaram e achei que tudo estava perdido. Mantivemos a calma, conversamos muito a bordo e conseguimos fazer as regulagens necessárias. A chegada foi estonteante. Vencemos o Tahiti Nui por alguns centímetros", respirou Renata, aliviada.
Para completar o vitorioso dia em família, Marcelo Bellotti estreou na classe Star com duas vitórias em duas regatas ao lado de Pedro Bolder. A dupla paulista lidera a competição, seguida pelos argentinos Torkel Borgstrom e Juan Pablo, com os campeões sul-americanos Marcelo Fuchs e Ronald Seifert em terceiro lugar. A HPE 25 também correu suas duas primeiras regatas com vitórias de Atrevido, com Fábio Bocciarelli, e Repeteco Take Ashawer, com Marcos Ashawer. Entre os barcos de oceano, pelo segundo dia seguido o Magia Energisa com Lars Grael e família foi o fita azul, primeiro a cruzar a linha de chegada.
Líderes de cada classe até esta quinta-feira
ORC Geral e ORC A - Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad.)
ORC B - Santa Fé (Nelson Avila Thomé Jr.)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC - Santa Fé (Nelson Avila Thomé Jr.)
C30 - Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 - Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 - Thaiti Nui (Juninho de Jesus)
HPE 25 - Atrevido (Fábio Bocciarelli)
Clássico - Cangrejo (Ricardo Carvalho)
Mini - Jacaré (Pedro Fukui)
RGS Geral - Asbar II (Sérgio Klepacz)
RGS A - Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho)
RGS B BL3 Urca (Pedro Rodrigues)
RGS C De Boot (Robert Van Horn)
RGS Cruiser Boccalupo (Claudio Melaragno)
Bico de Proa A - Viveree (Atanawe Boechat)
Bico de Proa B Cocoon (Luiz Caggiano)
Star - Marcelo Bellotti/Pedro Bolder
* Resultados completos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015